A convocação do goleiro Cássio, do Corinthians, feita pelo técnico Mano Menezes para os amistosos contra China e África do Sul, dias sete e dez de setembro, foi no mínimo bizarra. Não estou discutindo a qualidade do goleiro. Há quem goste do estilo de jogo do arqueiro do Timão.
Mas há muitos goleiros hoje melhores que Cássio no futebol brasileiro: Fábio, do Cruzeiro; Diego Cavalieri, do Fluminense; Victor, do Atlético-MG; Fernando Prass, do Vasco; Vanderlei, do Coritiba. E essa atitude nos dá ainda mais razão em acreditar nas palavras de Romário.
O baixinho, nesta quarta-feira (22), espinafrou Mano Menezes dizendo abertamente em seu twitter que o treinador convoca seus jogadores para a Seleção à base de interesses.
Vale lembrar que Cássio é do mesmo empresário de Mano Menezes: Carlos Leite. E não é de hoje que o técnico vem chamando alguns jogadores do seu procurador. André Santos, Lucas Leiva, Renato Augusto e Fernandinho. Todos esses dominaram por um tempo a camisa titular do Brasil.
![]() |
| Carlos Leite e Mano Menezes: parceiros em convocações? |
André Santos foi lateral-esquerdo da Copa América e figurou por muito tempo na lista de Mano. Lucas Leiva, idem. Renato Augusto chegou a ser titular na partida contra a França, em Paris. E Fernandinho atuou em algumas partidas tambem como titular.
No caso de André Santos, que atuou no Corinthians comandado pelo próprio Mano Menezes, parou de ser convocado após ser negociado para o Arsenal da Inglaterra. É, no mínimo, estranho.
Vale também lembrar que o treinador também convocou durante algum tempo o goleiro Renan, ex-Avaí. Logo que foi negociado ao Timão, também não teve mais seu nome na lista de convocados.
Ano passado, Mano teve seu trabalho questionado quando começaram a chover denúncias feitas por parte da imprensa que afirmam
que o treinador teria um acordo com os empresários Franck
Henouda e, obviamente, Carlos Leite. Segundo informações, Mano teria recebido cerca de R$ 3
milhões para convocar para a Copa América (e colocar em campo) o jogador
Jadson, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
O mesmo teria ocorrido com o então desconhecido jogador Fernandinho, mencionado acima, e que
“barrou” Paulo Henrique Ganso na época. Fernandinho foi titular do time que jogou contra
a Alemanha no dia 10/08. O que causou estranheza é que Fernandinho
figura até hoje entre os reservas do time ucraniano.
O fato é que Mano Menezes segue firme no comando do Brasil, segundo o presidente da CBF, José Maria Marin. Para o desespero de Romário e de grande parte da torcida.


